Quem é a pedra descrita em Mateus 16:16-18?

                                            Pedro é a pedra?


            A exegese romana tenta encontrar em Mateus 16:18 uma pedra sobre  a qual edificar suas pretensões de domínio universal. O que os romanos dizem é que Pedro é a pedra sobre a qual a igreja está edificada. Esta afirmação não tem força e nem razão de ser. Jesus fez um trocadilho, um jogo de palavras usando o nome de Pedro. Pedro confessou Jesus e Jesus, conforme sua promessa em (Mt 10:32), confessou Pedro. Jesus confessou Pedro e prometeu edificar a igreja sobre esta pedra. Assim como no português temos duas palavras parecidas, mas distintas, Pedro/pedra, assim também no grego, como o qual este evangelho foi escrito, duas palavras diferentes são usadas: Petros/pedra. Pedro (Petros) é uma pedra solta que pode ser até pequena. Pedra (petra) é uma  rocha sólida, um rochedo fixo no solo, um bloco enorme de pedra. Os romanos, como seu costume, tentam recorrer ao aramaico, dizendo que no aramaico, as palavras Pedro e pedra seriam iguais: Kepha. O problema é que Mateus, um judeu que conhecia bem o aramaico e que escreveu o evangelho em grego, não escreveu "Tu és Pedro e sobre este Pedro...", mas sim, "Tu és Pedro e sobre esta pedra...". O que quer que Jesus tenha falado em aramaico foi bem traduzido pelo escritor inspirado, Mateus, que fez questão de diferenciar uma palavra da outra. Mateus usou uma expressão feminina, "esta pedra", que dificilmente poderia referir-se a Pedro. O que é "esta pedra"? A confissão de Pedro que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo. Esta é a base inconteste da igreja (1 Co 3:11; aT 4:11-12; 1 Pe 2:4-8; Ef 2:19-22). Jesus é o único cabeça (Ef 5:23; 1:22-23; Cl 1:18; 2:10,19). Ele é o único supremo pastor e bispo da igreja universal (1 Pe 5:4; 2:25). Pedro não daria conta de ser a base da igreja. Ele, logo depois de sua confissão, comporto-se como "pedra de tropeço" (Mt 13:23). Pedro negou Jesus (Mt 26:69-75) e errou feio em questão doutrinária diante da igreja de Antioquia (Gl 2:11-21). Ele escreveu apenas dois livros pequenos no Novo Testamento. Em Jerusalém, Tiago, o irmão de Jesus, era mais importante e famoso do que Pedro. O nome de Tiago vem na frente do de Pedro (Gl 2:9) e Pedro temia os representantes de Tiago (Gl 2:12). Quem deu parecer final na reunião de Atos 15 foi Tiago. Pedro era, de fato, o primeiro dos apóstolos: em todas as listas dos doze, ele é o primeiro. Ele foi perdoado três vezes por Jesus para que se sentisse absolvido de sua tríplice negação (Jo 21). Ele foi o primeiro a pregar o evangelho no dia de pentecoste (At 2). Mas isto não faz dele um "papa", termo proibido em Mateus 23;9. Pedro não fundou a igreja em Roma. Pedro não deixou sucessores, mas deixou um livro (2 Pe 1:3-15). Pedro não aprovou pessoas prostradas diante dele (At 10:25-26). Pedro era casado e viajava com a esposa ( Mc 1:29-31). Pedro participou, com todos os apóstolos e profetas, do alicerce da igreja (Ef 2:20; 3:5), mas nunca pretendeu tomar o lugar de Jesus, fundamento da igreja (1 Tm 3:14-16).

Texto de Alvaro C. Pestana, extraído do livro "Sempre Me Perguntam!" (3a Edição. São Paulo: Editora Vida Cristã; Arte Editorial, 2007) ps. 295-297).



                                                               


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